Festival Sesc de Inverno

#FestivalSescdeInverno

Participe usando a hashtag

Compartilhe

Blog

Festival Sesc de Inverno embalou a Serra

A 16ª edição do maior evento cultural multilinguagem do país leva à Região Serrana diversas formas de expressão da arte e fomenta o desenvolvimento econômico local

Dias de intensa e efervescente programação cultural movimentaram a Região Serrana fluminense que, entre 28 de julho e 6 de agosto, sediou a 16ª edição do Festival Sesc de Inverno. Com uma vasta agenda de espetáculos de música, teatro, dança, artes visuais, audiovisual, literatura, circo e oficinas, o Festival, que se consolidou como o maior evento multicultural do País, levou a Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo atrações para jovens e adultos.

A programação do Festival Sesc de Inverno ocupou as unidades do Sesc RJ nas três cidades serranas, que receberam não apenas moradores da Região como também um grande número de turistas. Ao longo de suas 16 edições, o evento reforça o seu objetivo de promover a transformação por meio da cultura, proporcionando o acesso a bens culturais com o propósito de democratizar e disseminar a produção cultural. A atuação do Sesc RJ tem papel fundamental para o Rio de Janeiro em Cultura, Esporte e Responsabilidade Social.

“O Festival Sesc de Inverno, que se consolidou como o maior evento multicultural do país, reforça o papel do Sesc RJ como um dos principais difusores da produção artística, fortalecendo a vocação do Estado do Rio de Janeiro como centro gerador de cultura. E, nesse sentido, o Festival alcançou sua missão de democratizar e disseminar a produção cultural. O acesso à arte promove a reflexão, desenvolve o senso crítico e possibilita novas formas de pensar e de ver o mundo. Esse é compromisso do Sesc RJ: educar pela cultura. Com esse objetivo, o Festival, nesta 16ª edição, levou à Serra apresentações de música, literatura, artes visuais e artes cênicas, a maior parte delas gratuitas. O Festival Sesc de Inverno, em sua amplitude, estimula ainda o desenvolvimento econômico da Região Serrana, incentivando o turismo e gerando novas oportunidades no mercado de trabalho”, afirma Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio RJ – Sesc.

A edição deste ano do Festival Sesc de Inverno prestou uma homenagem ao Tropicalismo, que revolucionou a cultura nacional e está completando 50 anos. A temática norteou boa parte da extensa programação do evento. Para Cláudio Rangel, Gerente de Cultura do Sesc RJ, o Festival Sesc de Inverno teve um êxito muito grande e trouxe à cena os principais ícones do movimento, exposição com a linha do tempo do Tropicalismo e outras atrações. “A receptividade do público foi extraordinária, prestigiando as apresentações e as atividades de reflexão, performances e oficinas. As pessoas quiseram entender melhor o que foi o movimento e seus desdobramentos até hoje”, ressalta.

Além de proporcionar o acesso à cultura, o Festival Sesc de Inverno fomentou o desenvolvimento econômico na Região Serrana, movimentando o setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo e gerando oportunidades de trabalho.

  • SESC Rio nas Redes Sociais

© 2017 Sesc RJ. Todos os direitos reservados.