Festival Sesc de Inverno

#FestivalSescdeInverno

Participe usando a hashtag

O Festival

Considerado um dos maiores eventos culturais do estado do Rio de Janeiro, o Festival Sesc de Inverno chega à 16ª edição em 2017.

O evento já faz parte das agendas das cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, oferecendo uma programação cultural extensa, diversificada, de qualidade e, em sua maior parte, gratuita. Entre os seus objetivos está a promoção de experiências que gerem o desenvolvimento cultural da população, em especial da serra fluminense, e consequentemente contribuam para a transformação social.

Em seu 16º ano, o Festival Sesc de Inverno celebra os 50 anos do movimento tropicalista

Entendendo o Kaos como princípio criador, o Sesc Rio homenageia a Tropicália, um dos movimentos mais emblemáticos da cultura brasileira, que neste ano completa 50 anos: “Festival Sesc de Inverno 2017 – TropiKaos | A Arte da Criação”.

Com ações de diferentes linguagens artísticas – artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura e música – em diálogo com ideias de representantes fundamentais como Rogério Duarte, Jorge Mautner, Tom Zé, Gil, Hélio Oiticica, Caetano Veloso, Zé Celso, Glauber Rocha, Wally Salomão e muitos outros, propõe-se mais do que uma celebração: cria-se um tempo de reflexão sobre o movimento tropicalista, o pensamento antropofágico e os desdobramentos que influenciam e resultam em criações contemporâneas.

O Tropicalismo foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop, nacionais e internacionais, misturando manifestações tradicionais da cultura brasileira com experimentações estéticas. Foi pensando nesta multiplicidade de universos que a Gerência de Cultura apresenta a curadoria da programação da 16ª edição do Festival Sesc de Inverno – nos dias 28, 29 e 30 de julho e 03, 04, 05 e 06 de agosto – em três Unidades do Sesc RJ na Serra: Quitandinha (Petrópolis), Teresópolis e Nova Friburgo. A programação se desdobra num extenso roteiro, de shows musicais, exibições de filmes, encontros literários, espetáculos de teatro, dança e circo, além de performances e exposições artísticas, que revela em sua criação o envolvimento com o Tropicalismo e suas ideias.

Esperamos que a interação com o Kaos criador desses inúmeros artistas possa trazer consequências relevantes e desconhecidas no futuro, possibilitando o surgimento de novas narrativas, com reflexão crítica e priorizando a liberdade e diversidade.

  • SESC Rio nas Redes Sociais

© 2017 Sesc RJ. Todos os direitos reservados.