Artes Cênicas em destaque
A Falecida, Nara e Teatro Saltimbanco confirmados
O Festival Sesc de Inverno 2024 vai oferecer uma programação de artes cênicas imperdível. Entre os destaques confirmados, estão as peças “A Falecida”, “Nara” e “Sobrevivente”. A programação inclui ainda espetáculo pirotécnico inspirado na teoria do Big Bang e circo com a centenária trupe Circo Teatro Saltimbancos, e um projeto de dança com bebês. Considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, o festival vai acontecer 12 a 28 de julho, em 24 localidades do estado do Rio de Janeiro – a maior edição de todos os tempos. Em breve, a programação completa estará disponível em festivalsescdeinverno.com.br. As apresentações serão encenadas no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis, (14/07, às 18h) e no Sesc Teresópolis (28/07, às 19h30).
Escrita e dirigida por Miguel Falabella, o espetáculo “Nara”, protagonizado pela atriz Zezé Polessa, narra a trajetória da cantora Nara Leão (1942-1989), uma das grandes personalidades brasileiras do século passado. Zezé revive o mito que marcou época, quebrou tabus, lançou modas e esteve no centro de movimentos como a Bossa Nova, o Tropicalismo, os grandes festivais, o resgate do samba e as canções de protesto durante a ditadura militar. O público poderá assistir ao espetáculo no teatro do Nova Friburgo Country Clube (26/07, às 20h, classificação livre).
A peça “Sobrevivente” conta a história da premiada atriz Nena Inoue, uma descendente de japoneses que descobre indícios de sua origem indígena e reconstrói, por meio do teatro documental, o caminho das pegadas do caminho, atravessadas por documentos-denúncia da história de seus ancestrais, o que estabelece conexões diretas com o público e provoca reflexões sobre a ancestralidade de cada um. O espetáculo tem dramaturgia e direção do amazonense Henrique Fontes. As apresentações acontecem nos teatros do Sesc Teresópolis (26/07, às 19h30) e do Sesc Nova Friburgo (27/07, às 19h).
Os ingressos para esses espetáculos vão custar R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) para o público geral e serão gratuitos para quem possui a credencial plena (carteirinha) Sesc e público cadastrado no PCG (Programa de Comprometimento e Gratuidade). A abertura das vendas será divulgada em breve.
A lona também vai ser montada no Festival Sesc de Inverno.
O centenário Circo Teatro Saltimbanco, vai apresentar o espetáculo “Aquarela”, repleto de cores, luzes e o brilho da arte circense, em Piabetá (13 e 14/07, às 15h) e Penedo (27/07, às 16h40, e 28/07, 18h30, no Campo de Penedo). Entrada gratuita.
Outro destaque é o espetáculo pirotécnico “Big Bang”, que inspirado na conhecida teoria conta de maneira imagética o início e desenvolvimento da Terra, a partir de um pequeno ponto muito denso e quente. Diferentes equipamentos de fogo se combinam com coreografias únicas, explorando malabarismos, acrobacias, equilíbrios e efeitos ilusionistas, com música ao vivo. As apresentações gratuitas ocorrem em Piabetá, na Arena Magé (13 e 14/07, às 19h); em Teresópolis, na Praça Olímpica (25/07, às 19h); Nova Friburgo Country Clube (26/07, às 19h) e no Parque de Itaipava (27/07, às 21h40, e 28/07, às 20h15).
A programação circense continua com o show “Yo-Yo”, em que um personagem excêntrico com uma mala buscará a atenção dos espectadores para que possam sentir a criança que há dentro de cada um, brincando apenas pelo prazer de brincar. As apresentações gratuitas com o argentino Sebastian Godoy acontecerão em Três Rios (12/07, Praça São Sebastião, às 11h), Casimiro de Abreu (13/07, Praça Feliciano Sodré, às 15h) e Silva Jardim (14/07, Praça Amaral Peixoto, às 15h).
Dança com bebês
Os bebês também vão dançar no festival. É projeto “Dança Materna”, que explora a dança de mães e pais com bebês. Criado pela bailarina Tatiana Tardioli, o projeto nasceu em 2008 com o objetivo de propiciar momentos de cumplicidade na construção de um vínculo sadio e contribuir para a saúde e o equilíbrio espiritual, emocional e físico dos pais e do bebê. São exercícios musicados desde a barriga até os três anos. A atividade é gratuita e acontecerá nas unidades do CCSQ (13/07, Sala das Crianças, às 11h) e Teresópolis (14/07, Sala do Corpo, às 11h).