Notícias

Festival Sesc de Inverno 2023 promete agitar o setor turístico no interior

Maior evento cultural multilinguagem do país acontece de 15 a 30 de julho, em 17 localidades do estado do Rio de Janeiro

O trade turístico do interior do Estado do Rio de Janeiro espera casa cheia para este mês de julho. Além dos atrativos característicos do friozinho da estação, outro destaque é o 21º Festival Sesc de Inverno, organizado pela instituição em 17 localidades, em especial na Região Serrana. Esses locais receberão, nos próximos finais de semana, uma programação exclusiva de música, teatro e diversas outras linguagens artísticas.

O festival, considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, acontece entre os dias 15 e 30 de julho, tendo como cidades-polo Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Com mais de 400 apresentações gratuitas ou a preços populares, 1200 artistas participantes e 1500 horas de programação, o evento tem o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.

“O Festival Sesc de Inverno é uma grande celebração em inúmeros aspectos, e este ano isso está bem explícito no tema, representado pela palavra ‘entrelaçar’. Temos uma vasta programação, em todas as regiões do estado, com diversas manifestações artísticas, mesclando atrações consolidadas e novidades que estão despontando na cena cultural local e nacional. Essa diversidade faz do Festival de Inverno um evento bastante democrático, mas mais que isso: um ambiente de congraçamento entre turistas e população e que ainda gera desenvolvimento econômico no estado através do estímulo a diversas cadeias produtivas e incremento na arrecadação”, avalia Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc RJ e da Fecomércio RJ.

Entre as atrações musicais deste ano, o Festival terá shows de Fafá de Belém, Jota Quest, Simone, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, Lenine, Mart’nália, Alceu Valença, Paulinho Moska, Luedji Luna, Liniker, Xande de Pilares e Ed Motta. Já no teatro, as peças teatrais “O Pior de Mim”, com a atriz Maitê Proença, e “A Lista”, com as atrizes Lília Cabral e sua filha Giulia Bertolli.

Em 2023, o tema do festival é “Entrelaçar”, conceito inspirado no movimento original da natureza.  A programação envolve também literatura, cinema, circo e artes visuais. Mais informações podem ser conferidas no site www.festivalsescdeinverno.com.br.

As localidades que receberão o festival são: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Itaipava (Petrópolis), Barra de São João (Casimiro de Abreu), Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Grussaí (São João da Barra), Penedo (Itatiaia), Porciúncula, Rio das Ostras, Sana (Macaé), Tanguá, Três Rios, Valença e Vassouras.